O Terminal


O terminal de passageiros da Pampulha é pequeno?
Sim, o terminal é muito pequeno e muito menor que os terminais de outras metrópoles.

O terminal de passageiros da Pampulha está obsoleto? 
Sim, o terminal mantém praticamente a mesma estrutura usada nos anos 90.

Componentes básicos na Pampulha
O terminal de passageiros da Pampulha não tem infraestrutura?
Não é verdade. O terminal possui os componentes básicos recomendados pela maioria dos manuais. A questão é que muitos destes componentes estão limitados a um certo fluxo de passageiros por hora.

O terminal de passageiros da Pampulha não tem capacidade para novos voos?
Tem sim. De acordo com a Infraero, o terminal pode atender a 2,2 milhões de passageiros por ano, porém desde a transferência dos voos para Confins o movimento na Pampulha nunca sequer alcançou a marca de 1 milhão.

Mas o aeroporto tem fingers (pontes de embarque)?
Embarque no Aeroporto London City

Não tem. Por exemplo, os aeroportos centrais London City (4,3 mi/2015) em Londres e Ciampino (5,8 mi/2015) em Roma também não possuem fingers, e nem por isso deixam de ser úteis aos seus milhões de passageiros. Mesmo no Brasil, ainda é muito comum o embarque/desembarque remoto mesmo nos aeroportos que possuem fingers.

E como querem mais voos na Pampulha?
Todas essas questões são determinantes para a criação de um aeroporto que venha a ser um grande hub, deferente da causa que defendemos. O que propomos é apenas a ocupação da capacidade ociosa na Pampulha com algumas das rotas mais relevantes. Isto é, usar o terminal de forma planejada e sustentável, respeitando seu limite de capacidade.


Croquis do Terminal de Passageiros




Estes croquis são representações extraoficiais feitas a partir  dos Mapas do Mix Comercial constantes na página de Negócios Aeroportuários da Infraero com atualizações do Maps Indoor do Google após ampliação da sala de desembarque. A ocupação bem como o tipo de uso de determinados espaços do terminal podem estar desatualizados em função de modificações mais recentes.


 Ficha Técnica: Terminal de passageiros 
Área: 4.629,64 m² 
Esteiras de bagagem: 2 esteiras 
Portões de embarque: 4 portões 
Balcões de check-in: 10 balcões / 20 posições
- 1 balcão ocupado pela PASSAREDO (2 posições)
- 1 balcão ocupado pela FLYWAYS (2 posições) 
- 8 balcões desocupados (16 posições)
Capacidade Anual: 2,2 milhões de passageiros 
Capacidade Horária (processamento): 400 passageiros/hora (embarque+desembarque) 
Capacidade Sala de Embarque: 300 passageiros 
Capacidade Sala de Desembarque: 360 passageiros 



O Terminal de Passageiros da Pampulha tem condições de oferecer um 'nível de serviço bom', considerando um movimento anual entre 2 e 3 milhões de passageiros.



Fotos Internas:


O que pode ser melhorado a curto prazo


Instalação do sistema ELO
Sistema ELO no aeroporto Internacional de Porto Alegre

O ELO é um sistema de conectores climatizados projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, inclusive os deficientes ou com mobilidade reduzida, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões. Esse sistema, ainda que tenha aparência rudimentar, evita que os passageiros fiquem expostos as condições do clima.

O Sistema ELO hoje não seria útil na Pampulha porque não é compatível com os aviões ATR, os únicos que operam em voos comerciais no aeroporto atualmente. Os ATRs são aviões que têm a fuselagem mais baixa em relação aos jatos de médio porte, como Embraer 170/190, Boenig 737 e Airbus 320.

Realocação de espaços administrativos
Prédio do Centro de Suporte Técnico -Administrativo da
Infraero, recém inaugurado na Pampulha.

Há pouco tempo a Infraero inaugurou o Centro de Suporte Técnico-Administrativo de Belo Horizonte – CSBH. Este novo prédio fica na rua Líder número 197, a cerca de 250 metros de distância do Terminal de Passageiros. Com isso, é sugestível que espaços administrativos da Infraero que ficam no terminal fossem transferidos para o CSBH, liberando espaços no terminal para diversos fins, como para instalação de totens de autoatendimento ou pontos comerciais, por exemplo.


Climatização do Saguão

O saguão do aeroporto da Pampulha, bem como a área de desembarque atualmente não são climatizadas. A curto prazo, a climatização desses ambientes seria importante para melhoria de conforto no terminal.

Obras mais urgentes


O Terminal da Pampulha fica em uma área sujeita a inundações. Contudo, as enchentes no terminal são ocasionais e não acontecem com toda e qualquer chuva. As últimas ocorrências de alagamento no terminal foram em dezembro de 2012, abril de 2014 e fevereiro de 2016; quer dizer, nem são todos os anos que o aeroporto é atingido por enchentes.

Porém, mesmo que essas ocorrências não sejam rotineiras, elas não deveriam acontecer nunca em um aeroporto. Entendemos que seja urgente a ampliação de capacidade das galerias pluviais que passam sob a região do terminal de passageiros e ainda a conclusão da bacia de contenção no bairro liberdade, próximo ao aeroporto.

Acontece que esse tipo de obra é um investimento que requer um retorno social. Se o terminal não está sendo usado o investimento não terá retorno efetivo. Então para que haja uma justificativa que pressione os gestores públicos para execução de tais obras o Aeroporto da Pampulha tem que estar em atividade e ser útil à sociedade.

Conheça os projetos para o Terminal da Pampulha que não foram executados




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